
Radares em fase de testes registraram mais de
113 mil infrações em 22 dias
.jpeg)
Após um período de instalação, sinalização e fase de testes, na próxima segunda-feira (26/01) Campo Largo inicia a fiscalização eletrônica em 15 pontos de fiscalização que monitorarão 28 faixas de rodagem.
Durante a etapa, os equipamentos não efetuaram autuações, mas permitiram que o Departamento de Trânsito (DepTran), vinculado a Secretaria Municipal de ordem Pública (SMOP), levantasse dados importantes sobre o comportamento dos motoristas no município.
Seguindo critérios técnicos estabelecidos pela Resolução nº 798/2020, da Polícia Federal, e aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a localização das câmeras foi definida estrategicamente, em pontos que exigiam um melhor controle de velocidade e/ou outras infrações.
Pois essa necessidade foi comprovada pelos dados coletados até aqui. Considerando apenas o período entre os dias 1º e 22 de janeiro, os 15 radares registraram 113.243 infrações, uma média superior a 5 mil infrações por dia.
Dessas, a principal violação das leis de trânsito foi passar pelos radares com velocidade 20% superior ao limite, com mais de 69 mil registros. Abaixo estão todas as infrações registradas durante este período, por ordem de ocorrência:
“O que torna os números ainda mais impactantes é notar que janeiro tradicionalmente é um mês em que menos veículos circulam pelas ruas do município, devido a muitas pessoas estarem viajando e as férias escolares,” afirma o Secretário Municipal de Ordem Pública, João Aparecido de Freita.
Também chamou atenção alguns registros de excessos de velocidade quase três vezes superiores ao permitido na via. Desses o maior foi um veículo que passou no radar a 177 km/h, onde o permitido é 60 km/h, ou seja, 295% além do limite. Ao todo, os radares identificaram 2.924 motoristas acima de 100 km/h.
Segundo Freita, os limites de velocidade estabelecidos pelos radares segue o que já era praticado nos locais, o que significa 40 km/h nas vias coletoras e 60 km/h nas vias arteriais, como na Avenida Marcelo Puppi. Contudo, ele explica que tanto o limite quanto os locais em que os radares foram instalados poderão passar por mudanças.
A reincidência de infrações também merece destaque. Apenas um veículo apareceu 113 vezes nos radares e outros 398 foram identificados ao menos 18 vezes no sistema, apesar de toda a sinalização indicando a presença dos equipamentos.
Outro exemplo de como a sinalização é desrespeitada pôde ser vista na esquina entre a Avenida Padre Natal Pigato e a rua Joaquim Ribas de Andrade. Embora a conversão à esquerda no local seja proibida, entre 1º e 22 de janeiro os radares detectaram 225 infrações deste tipo, média superior a dez por dia.
“Os novos equipamentos também permitem que o DepTran tenha o controle sobre a quantidade de veículos que circulam diariamente pelas vias cobertas pelos radares,” diz Freita. “Hoje sabemos que apenas na Avenida Mato Grosso passaram mais de 213 mil veículos em janeiro, fazendo dela a via mais movimentada de Campo Largo. Esses dados permitirão uma melhor engenharia de tráfego, preparando o município para o futuro.”
Confira onde serão instalados os equipamentos fixos de fiscalização eletrônica de velocidade (radares fixos) em Campo Largo:
Fonte: PMCL - Divulgação
Leave a Comment