
Saúde de Campo Largo ajusta programas e prepara inauguração de novas unidades

A Prefeitura de Campo Largo divulga a reestruturação de ações ofertadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SME) durante ao ano de 2026. A medida visa concentrar esforços nos programas com maior adesão da população assistida e permitir que os demais alcancem o público de maneiras alternativas.
O programa Grávidas Ativas seguirá acontecendo mensalmente, sempre nas últimas quarta-feiras, na Unidade da Mulher e da Criança (UMC). Amanhã (28) o encontro abordará Primeiros Socorros, com entrada gratuita.
Campo Largo Mais Saudável e Envelhecer Saudável - Ambos os programas terão continuidade, com as primeiras edições de 2026 com as respectivas datas a confirmar.
O Campo Largo Mais Saudável acontece trimestralmente e tem como objetivo reduzir a obesidade no município, além de incentivar o cuidado com a saúde física e mental. No dia da ação, a população participa de avaliações nutricionais e recebe orientações sobre a prática de atividades físicas.
Já o Envelhecer Saudável promove a qualidade de vida da população acima dos 60 anos. Realizado no Centro de Convivência do Idoso Jerônimo Stoco “Momi”, os encontros orientam sobre doenças pré-existentes, incentivo à alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.
Abraços de Algodão - Conduzidos pela equipe multidisciplinar do CAPS, os encontros abertos permanecem na última segunda-feira de cada mês e conscientizam os pacientes diagnosticados com fibromialgia, oferecendo um espaço para a troca de experiências.
O programa também conta com grupos de autogerenciamento com duração de oito semanas e formados por cerca de dez participantes que devem ser encaminhados por reumatologista ou por médicos e profissionais da Atenção Primária. Para mais informações, procure pessoalmente o CAPS 2 ou ligue no telefone (41) 3391-5276.
Doação de Sangue - Após tratativas com o Hemepar, foi decidido a interrupção das caravanas mensais que levavam doadores ao banco de sangue localizado em Curitiba. Por atender menos de dez pessoas por mês, optou-se por focar na realização de duas grandes campanhas anuais, uma em maio e outra em novembro, quando a capacidade de atendimento será de 200 doares por ação.
Programa PASSOS e Desvendando o Autismos - Devido à baixa adesão da população, o Programa PASSOS e o Desvendando o Autismo, voltados respectivamente a pacientes diagnosticados com câncer e Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão descontinuados temporariamente.
Contudo, isso não significa que essas pessoas deixarão de ser assistidas. A Secretaria Municipal de Saúde está preparando cartilhas com informações e orientações para ajudar os pacientes. No caso do Desvendando o Autismo, também serão realizadas ações em escolas.
.
Atendimento – Também estão programadas para 2026 a inauguração da Unidade de Saúde Bom Jesus e da Sala de Estabilização na Unidade de Saúde Santa Cruz.
Contando com 423,67 m², a US Bom Jesus será porte III e pode comportar até três equipes, atendendo quatro bairros da região. A previsão é que sua inauguração ocorra no final de fevereiro.
Também no final do mês deverá passar a funcionar a Sala de Estabilização. Ela servirá como ponto de apoio à região do Santa Cruz, atendendo pacientes em estado crítico ou grave até que sejam encaminhados para uma unidade de maior complexidade ou a para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).
Leave a Comment