Os colégios cívico-militares retomam aulas com 230 mil alunos

Postado por admin 09/02/2026 0 Comentários Política,

 

Aprovados por pais e docentes, colégios cívico-militares retomam aulas com 230 mil alunos

 

 

A rede estadual de ensino do Paraná retomou as aulas no dia 05/02, marcando o início do ano letivo também nos colégios cívico-militares, modelo que passou por ampliação após receber amplo apoio das comunidades escolares submetidas a consultas públicas no fim de 2025. Ao todo, 33 novas unidades passam a integrar o formato em 2026, elevando para 345 o número de colégios aderentes à modalidade de ensino, elevando o Paraná à posição de estado com maior número de escolas Cívico-Militares do Brasil.

 

A expansão foi definida após consulta pública com as comunidades escolares e teve aprovação em quase 70% das unidades consultadas. A decisão foi também respaldada por pesquisa de opinião, que apontou significativa aceitação do modelo: 89,3% dos pais e responsáveis e 90,4% de professores e pedagogos aprovam os colégios cívico-militares na rede estadual.

 

Os novos colégios estão localizados nos municípios de Apucarana, Arapongas, Sabáudia, Engenheiro Beltrão, Cafelândia, Cascavel, Japurá, São Tomé, Assaí, Curitiba, Dois Vizinhos, Santa Terezinha do Itaipu, Guarapuava, Ivaiporã, Joaquim Távora, Abatiá, Loanda, Itaúna do Sul, Lobato, Paiçandu, Maringá, Paranaguá, Pontal do Paraná, Toledo e Pérola, e passam a atender estudantes já a partir deste ano letivo.

 

Segundo o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a ampliação do modelo atende a uma demanda crescente das comunidades escolares. “Os colégios cívico-militares já são um modelo aprovado pelas comunidades escolares e com alta procura por vagas. A expansão atende ao desejo das famílias, dos professores e dos próprios estudantes, além de contribuir para a melhoria do ambiente escolar e da organização das unidades”, afirmou.

 

Agora em 2026 são mais de 230 mil alunos da rede estadual estudando em colégios cívico-militares. A proposta combina a gestão civil com o apoio de militares da reserva em funções administrativas e de organização da rotina escolar, mantendo o currículo pedagógico da rede estadual.

 

APROVAÇÃO DE PAIS E PROFESSORES

 

A pesquisa de opinião realizada em outubro de 2025 apontou avaliação amplamente positiva de pais e responsáveis em relação ao modelo dos colégios cívico-militares. Entre os entrevistados, 90% declararam satisfação com o aspecto da disciplina após a adesão ao modelo, e 81% associam diretamente a modalidade à evolução dos filhos nesse quesito. No que se refere ao rendimento escolar, mais de 70% dos pais afirmam que os estudantes passaram a aprender mais, enquanto quase 80% relatam maior proximidade entre a escola e a comunidade.

 

Essa percepção positiva também é confirmada pelos profissionais da educação. Pesquisa realizada com professores e pedagogos, no mesmo período do ano passado, indica que a aprovação do modelo entre os docentes paranaenses cresceu 50% entre 2023, início da implantação no Paraná, e 2025.

 

De acordo com o levantamento, 73,5% dos professores e educadores identificaram melhora na disciplina escolar. Além disso, 82,4% demonstraram satisfação com a atuação dos monitores militares que acompanham a execução do modelo. O impacto positivo também se reflete no ambiente de trabalho: 66,9% dos profissionais afirmam se sentir mais respeitados pelos alunos, e quase 90% estão satisfeitos com o reconhecimento recebido por parte dos estudantes e da gestão escolar.

 

Leave a Comment