Sete postes já foram atingidos por veículos em 2026

Postado por admin 16/02/2026 0 Comentários Economia,

 

Sete postes já foram atingidos por

veículos em 2026

 

 

Nos primeiros 40 dias de 2026, um número alarmante de sinistros de trânsito que resultaram em danos à rede de distribuição de energia elétrica foi registrado: foram sete postes quebrados por veículo no período. Nenhuma das situações resultou em vítimas fatais ou com ferimentos graves, mas o fornecimento de energia foi afetado e o prejuízo é considerável. Em 2025 foram 42 postes quebrados por veículos. Os dados são da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel.

 

Dois sinistros na região do Campo do Meio, em locais muito próximos e com diferença de poucos dias, chamam a atenção: em 25/01 um poste nas proximidades da rotatória entre a PR 423 e Rua Teodoro Augustyn (perto da empresa Procópio) foi atingido por veículo. Seis dias depois foi atingido outro poste, muito próximo do primeiro. Grande parte dos incidentes deste tipo ocorre aos finais de semana.

 

Os custos com a substituição dos equipamentos entre 2025 e início de 2026 ultrapassam R$ 300 mil, conforme levantamento realizado pela Cocel. Este valor não contabiliza o prejuízo com a interrupção no fornecimento de energia ou o custo dos atendimentos realizados aos consumidores que são afetados. Samir Moussa, diretor administrativo da Companhia, informa que quando o responsável pelo dano é identificado é realizada a cobrança dos custos da substituição do poste. “Não é justo que o consumidor campo-larguense pague pelo prejuízo, por isso sempre investigamos os responsáveis e cobramos os custos da substituição do poste, mas os custos indiretos são arcados pela Cocel”, completa Moussa.

 

 O QUE FAZER EM CASO DE POSTE QUEBRADO

 

– Se estiver dentro de um veículo atingido por poste permaneça dentro do veículo sempre que possível e avise a Cocel – pois é possível que o cabeamento ainda esteja energizado. Deve-se sair do veículo apenas se houver risco iminente – como um incêndio, por exemplo. Neste caso, saia colocando os dois pés juntos no chão e sem encostar na lataria.

 

– Se não estiver dentro de veículo, verifique (sem se aproximar, se possível) se há vítimas e se houver chame o Siate (telefone 193). Isole a área sem se aproximar de cabos caídos ou rompidos (evitando assim que outras pessoas ou animais se aproximem) e avise a Cocel.

 

O contato com a Cocel pode ser realizado pelo telefone 0800 726 2121 ou por mensagem de whatsapp para (41) 99123 2121.

 

Leave a Comment