Jovem Empreendedor da Acicla com Inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro

Postado por admin 16/02/2026 0 Comentários Economia,

 

 

Inscrições para o Projeto Jovem Empreendedor

2026 da Acicla estão abertas até

o dia 28 de fevereiro

 

 

O projeto é voltado para alunos do Ensino Médio, com participação gratuita, inclui mentorias com empresários e premiação de mil reais para estudantes, professor e colégio vencedor

 

A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) está com inscrições abertas para a edição 2026 do Projeto Jovem Empreendedor. A iniciativa é voltada a estudantes do Ensino Médio de instituições públicas e privadas de Campo Largo e Balsa Nova e tem como foco o desenvolvimento da mentalidade empreendedora, da criatividade e da capacidade de liderança entre os jovens.

 

As inscrições seguem até o dia 28 de fevereiro, com participação gratuita e cada escola deve indicar um professor responsável para orientar as equipes, que devem ter de três a cinco alunos. O projeto é desenvolvido por meio de palestras, workshops e atividades práticas, além de mentorias com empresários campo-larguenses convidados, que compartilham experiências e desafios reais do mercado. Os estudantes estruturam as propostas utilizando a metodologia Canvas, que organiza os principais elementos do modelo de negócio.

 

O presidente da Acicla, Vinicius Spack, afirma que o programa tem papel estratégico na formação de novas lideranças. “O Jovem Empreendedor é um investimento na base. A gente aproxima o estudante da realidade do mercado e mostra que empreender não é algo distante e nós queremos estimular essa mentalidade desde cedo, expandindo a oportunidade e a criatividade destes jovens por meio da inspiração, tanto de algo novo, como no aperfeiçoamento de algo que já existe. Nossa intenção é sempre formar novos líderes, e, quem sabe, que novas empresas que façam a diferença na comunidade surjam por meio do projeto.”

 

Para o superintendente da Acicla, Alexandre Druciak, o caráter prático da experiência é o grande diferencial. “O aluno passa por todas as etapas de construção de um negócio, desde a ideia até a apresentação para uma banca avaliadora. Ele precisa pensar em estrutura, marketing, finanças, vendas e viabilidade, características importantes para quem, em breve, irá empreender ou estará no mercado de trabalho, então ele sempre ganha ao participar.”

 

NOVIDADES NA EDIÇÃO 2026 E IMPACTO NA EDUCAÇÃO

 

Entre as mudanças previstas para este ano está a criação de uma premiação extra chamada “Projeto da Galera”. Um dos coordenadores do projeto, Bruno Chilhen, explica que a novidade surgiu a partir de sugestões coletadas nas avaliações das edições anteriores. “Ao final de cada ciclo, reunimos professores e estudantes para uma rodada de feedback. Para 2026, vamos ter, além da premiação padrão, o ‘Projeto da Galera’, com vídeos dos finalistas de cada colégio publicados no Instagram, com pontuação baseada em engajamento do público”, afirma.

 

Outra mudança é que não será mais exigido vídeo produzido pelos próprios alunos como parte obrigatória do projeto. “Não haverá mais a exigência do vídeo feito pelos alunos. Nós vamos produzir um vídeo curto sobre cada projeto no dia da banca”, explica Jaqueline Turbay, que também atua na organização da iniciativa.

 

Ela acrescenta que a programação de conteúdo será reforçada. “Estamos planejando trazer palestras com temas que ajudem diretamente no desenvolvimento dos projetos, especialmente focadas em marketing e no uso do Canvas”, diz.

 

O acompanhamento das escolas é feito por coordenadores voluntários da entidade, com suporte contínuo aos professores orientadores. A comunicação ocorre por meio de grupos e cronogramas compartilhados com as instituições participantes.

 

Bruno ressalta que empresários parceiros também participam do processo de forma voluntária. “Temos empresários que disponibilizam tempo para ir até as escolas, contar sua trajetória, falar das dificuldades e tirar dúvidas. Muitos jovens acham que empreender é algo muito distante. Quando eles ouvem quem já está no mercado, percebem que é possível”, afirma.

 

De acordo com a organização, mesmo quando os projetos não se transformam imediatamente em empresas, o impacto é perceptível. “Recebemos retornos de estudantes dizendo que foi a partir das palestras que surgiram ideias e o desejo de empreender. Em algumas escolas, é o primeiro contato deles com o tema”, afirma Bruno.

 

Jaqueline reforça o ganho de competências. “O projeto abre espaço para os jovens mostrarem criatividade, liderança e capacidade de resolver problemas, além de ampliar o conhecimento sobre o mundo do empreendedorismo. É muito gratificante participar. A cada ano os projetos surpreendem e é visível o desenvolvimento dos alunos”, declara.

 

CRONOGRAMA E AVALIAÇÃO

 

O cronograma prevê o alinhamento com diretores e professores no dia 05 de março, período de palestras entre março e abril, entrega dos projetos até 30 de abril. As pré-bancas nas escolas acontecerão em maio, a banca final em 13 de junho, na Acicla, e premiação em 25 de junho, na Casa da Cultura.

 

Os projetos serão avaliados com base na qualidade do Canvas, criatividade, inovação, viabilidade do negócio e desempenho na apresentação. Todos os finalistas recebem certificado, e as equipes vencedoras, professores orientadores e escolas destaque recebem premiações em dinheiro de R$ 1 mil, vales-compra, kits e troféu.

 

Mais informações, solicitação do regulamento completo e inscrições pelo telefone (41) 3392-4544 ou diretamente na Acicla.

 

SOBRE A ACICLA

 

A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) é uma organização com mais de 80 anos de história, focada no fortalecimento da economia local e regional. A entidade promove o desenvolvimento de negócios e aprimora as condições de mercado para empresários e empreendedores. Com uma atuação consolidada, a Acicla é uma referência em todo o estado do Paraná, oferecendo suporte, capacitação e oportunidades para seus associados.

 

Leave a Comment