
Coluna Carreira & Gestão das Emoções16.02.2026
Por Marcos Roberto Marcellino
Silêncio estratégico e a autoridade emocional

Com o desenvolvimento contínuo da inteligência emocional, chega também a maturidade mental e o discernimento espiritual para ajudar no processo de evolução, autoconsciência, descobertas e construção interna.
Passamos a entender que ausência não é uma derrota factível, e sim um corte necessário. É silenciar estrategicamente quando o ruído tóxico e perseguidor constrange e incomoda. Se afastar de quem não promove paz e articula caos não é frieza, é libertação emocional e autodomínio.
Exercer a autoridade emocional também é retirar o acesso livre das pessoas. É totalmente legal recolher-se para voltar a si mesmo e forjar estrategicamente e de forma mais inteligente, o machado da solitude, santidade mental e paz interior.
Ciclos que encerram é a mensagem clássica de que você está evoluindo. E neste processo, nem todo mundo vai partir com você. Isso é lucidez, direcionamento e autorrespeito.
Há pessoas que chegam em nossas vidas para nos ensinar que tipo de vida não queremos mais voltar a viver. Enquanto outras, insistem em mostrar porque elas nunca tiveram esta vida. O desenvolvimento do discernimento espiritual te faz enxergar a real intenção das pessoas. E muitas vezes a descoberta poderá ser assustadora.
Às vezes você não perdeu um relacionamento, um contato ou uma amizade. Você apenas se libertou do desgaste, do drama fingido, da fraude que humilha e da versão fraca de si mesmo. Pessoas despertas, esclarecidas e autênticas não precisam implorar atenção, competir ou segurar migalhas emocionais.
Precisam de paz, foco, um projeto a desenvolver, uma vida a reconstruir e uma conexão que soma, e não que perturbe e te desvalorize. Perder quem tira sua energia é ganhar clareza. E ganhar clareza é subir de nível e conquistar autoridade emocional.
O silêncio estratégico é uma das armas mais poderosas para neutralizar manipuladores. Ele serve para alinhar a sua audição ao que realmente importa. No final das contas, qualidade de vida e equilíbrio mental também é medida por quem você deixa ir embora.
MARCOS ROBERTO MARCELLINO
O autor é escritor de três livros publicados na área de Carreira e Inteligência Emocional, Mentor Especialista em Carreira e Recolocação Profissional Executiva, HeadHunter, Professor MBA, Palestrante, Colunista e estudioso da Psicanálise, MindFulness, Hipnose, PNL, Eneagrama e Neurociência. Eleito ao Prêmio Oficial Melhores do ano 2024 e 2025. Moção de Aplausos CMPG 2025.
Instagram:@marcosroberto.marcellino
.jpeg)
Leave a Comment