Recordar é Viver 03.01.2025
Seja bem-vindo 2025, um excelente ano a todos! Hoje vamos falar de um objeto que muitas casas tiveram e algumas ainda têm. Eles chamam a atenção de adoradores e colecionadores que pagam o preço que for por esta peça antiga com qualidade.
Toca-discos, radiola, vitrola (português brasileiro) ou gira-discos (português europeu) é um aparelho eletrônico ou aparelho de som para tocar discos de vinil. Consiste de uma base que acomoda o prato circular, que gira no sentido horário acionado por um motor elétrico, com um pino central onde se deposita ou encaixa o disco; à direita existe um braço pivotante contendo, na extremidade, uma cápsula fonocaptora e agulha para se fazer a leitura dos microssulcos do vinil. Para se ouvir o disco, desde o início, a agulha é colocada na borda externa do disco. As velocidades de rotação do prato podem ser de 16, 33 e 1/3, 45 ou 78 RPM, dependendo do modelo do toca-discos e do disco que será tocado.
É uma invenção derivada do fonógrafo (gravação e reprodução de sons através de um cilindro). Esse aparelho foi inventado pelo americano Thomas Edison e apresentado ao público em 21 de novembro de 1877. No fonógrafo, uma agulha era usada para gravar e reproduzir sons armazenado em pequenos furos feitos num cilindro de metal.
E-mail: recordar_viver@hotmail.com
Facebook: recordareviverpr
Instagram: @recordar_viver
Whatsapp: (41) 99685-117
Leave a Comment