A presença de mulheres na política é fundamental para garantir a diversidade e eficácia democrática e para assegurar que políticas públicas atendam às necessidades específicas das mulheres. No entanto, a realidade mostra que a representatividade feminina, especialmente no Brasil, ainda é desafiadora, com a Câmara dos Deputados e o Senado Federal apresentando apenas 15% e 12% de mulheres, respectivamente. Apesar desses desafios, as mulheres na política têm priorizado questões cruciais como saúde, educação, direitos reprodutivos e o combate à violência contra a mulher, desafiando estereótipos de gênero e inspirando futuras gerações.
Na Câmara Municipal de Balsa Nova, até as última 15ª legislatura, passaram pela Câmara apenas 6 mulheres (Araci Aggio Gequelin (única mulher que foi vice-prefeita); Helena Maria Ferreira; Jucélia Leal Ferreira; Lucilene Silva Oliveira; Maria Helena Franco e Marlene de Jesus Cordeiro). Na atual apenas 1 foi eleita: Jucélia Leal Ferreira, que foi escolhida a primeira Presidente mulher, fato histórico para a cidade.
No Executivo da mesma cidade, temos hoje a maior parte dos cargos de secretários ocupados por mulheres. Das 9 pastas, 5 tem mulheres no comando: Renata Sotomaior Kosinskina secretária de Agricultura e Meio Ambiente; Ieda Maria Andreassa Portela Franco secretária de Educação, Cultura e Esporte; Deise Novak Galli secretária de Indústria, Comércio e Turismo; Priscila França Marocki secretária de Obras e Andressa Cristine Kauctz da Silva secretária de Saúde.
Foto: Vereadoras que já passaram pela Câmara Municipal de Balsa Nova
E-mail: recordar_viver@hotmail.com
Facebook: recordareviverpr
Instagram: @recordar_viver
Whatsapp: (41) 99685-117
Leave a Comment