Tecpar e Detran já avaliaram condições da sinalização viária em 64 municípios do Paraná

Postado por admin 27/02/2025 0 Comentários Geral,

 

 

Tecpar e Detran já avaliaram condições da sinalização viária em 64 municípios do Paraná

 

 

 

 

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) já realizou a avaliação de qualidade de materiais para sinalização viária em 64 dos 247 municípios paranaenses indicados pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), representando mais de 25% do total. O trabalho é resultado de uma parceria firmada entre as duas instituições, que busca proporcionar mais segurança nas vias urbanas e rodovias do Estado.

 

Único laboratório na região Sul e um dos mais reconhecidos no Brasil a prestar esse serviço, o Tecpar possui experiência de mais de quatro décadas em avaliações de materiais para sinalização viária para o mercado público e privado.

 

O gerente do Centro de Tecnologia de Materiais do Tecpar, Wellington Vechiatto, destaca que a parceria entre o Detran e o Tecpar fortalece a segurança viária dos municípios, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir o desperdício de recursos públicos.

 

“Com o laudo em mãos, os gestores podem gerir os recursos com mais eficiência, evitando a compra de materiais de baixa qualidade e sem conformidade técnica. Além de deteriorar rapidamente, os materiais inadequados podem colocar em risco a segurança de pedestres e motoristas. Por outro lado, os fornecedores são estimulados a vender somente materiais que estejam em conformidade com os padrões nacionais de qualidade”, explica.

 

Para realizar a avaliação de conformidade, um serviço que exige alto nível técnico, o instituto conta com profissionais especializados em Tecnologia de Materiais e equipamentos tecnológicos de alta precisão. "Essa certificação realizada pelo Tecpar contribui para que o Detran-PR realize entregas com a qualidade exigida pelas normas vigentes, proporcionando um trânsito mais seguro e eficiente", comenta o diretor-presidente do Detran, Adriano Furtado. QUALIDADE – Para assegurar a qualidade da sinalização viária aplicada nas cidades, o Detran solicita ao Tecpar a análise em laboratório e emissão de laudo de conformidade de materiais de sinalização, como tintas, balizadores, placas, adesivos refletivos, entre outros.

 

O Tecpar também faz vistorias técnicas in loco, para verificar se a sinalização aplicada no local está em conformidade com a legislação vigente. Desde a celebração da parceria, em 2023, até fevereiro deste ano, 64 municípios já receberam a vistoria técnica do Tecpar.

 

“A manutenção da sinalização horizontal é essencial para garantir a segurança e a eficiência do trânsito nas cidades. A falta ou problemas na sinalização horizontal das ruas podem causar diversos impactos negativos no trânsito das cidades, incluindo aumento de acidentes, confusão e redução da fluidez do tráfego, impactos na segurança de pedestres e ciclistas”, alerta Vechiatto.

 

PARCERIA

 

O Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito determina as dimensões e cores dos sinais viários usados no Brasil, e define como eles devem ser colocados. No Paraná, os municípios devem apresentar seu projeto de sinalização viária para ser avaliado e analisado pelo Detran, antes da contração.

 

O Tecpar é responsável por fazer a vistoria técnica junto às empresas que irão fornecer o material que será utilizado, conferindo se as especificações técnicas do Detran e as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) foram atendidas.

 

Depois que a sinalização de trânsito for instalada no município, o Tecpar vai até o local para fazer a inspeção e analisar as faixas de sinalização horizontal (pintura) e vertical (placas). Por fim, emite laudo aprovando ou reprovando os materiais avaliados e sua aplicação.

 

Além da parceria com o Detran, o Tecpar também faz avaliações para o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER), Polícia Militar do Paraná; e ainda atende prefeituras e setor privado.

 

Lista dos municípios que já receberam a vistoria técnica do Tecpar:

 

Andirá

 

Arapoti

 

Assis Chateaubriand

 

Atalaia

 

Braganey

 

Cafezal do Sul

 

Cambará

 

Cambé

 

Campo Largo

 

Capitão Leônidas Marques

 

Carlópolis

 

Céu Azul

 

Colorado

 

Congonhinhas

 

Douradina

 

Doutor Camargo

 

Floresta

 

Florestópolis

 

Godoy Moreira

 

Goioerê

 

Goioxim

 

Guaraci

 

Icaraíma

 

Inajá

 

Iretama

 

Itambé

 

Jaguapitã

 

Jardim Alegre

 

Jataizinho

 

Lindoeste

 

Loanda

 

Lobato

 

Lunardelli

 

Mandaguaçu

 

Marialva

 

Marilena

 

Maripá

 

Marumbi

 

Miraselva

 

Nossa Senhora das Graças

 

Nova Londrina

 

Paranacity

 

Piên

 

Pitangueiras

 

Planalto

 

Prado Ferreira

 

Primeiro de Maio

 

Quedas do Iguaçu

 

Rio Bom

 

Sabáudia

 

Santa Cruz de Monte Castelo

 

Santa Izabel do Oeste

 

Santa Lúcia

 

Santa Mônica

 

Santana do Itararé

 

Santo Inácio

 

São João do Caiuá

 

São José dos Pinhais

 

São Sebastião da Amoreira

 

Sarandi

 

Siqueira Campos

 

Terra Rica

 

Três Barras do Paraná

 

Virmond

 

 

 

   

 

Leave a Comment