Carreira & Gestão das Emoções Por Marcos Roberto Marcellino 28.02.2025
Quando seu currículo fala por você
Profissionais que buscam aperfeiçoamento contínuo em busca de sua evolução profissional estão mais preparados para realizar e suportar as mudanças em suas carreiras.
Candidatos que investem na educação acadêmica, treinamentos técnicos e comportamentais, fluência em outro idioma e imersão no mundo digital para otimizar seus projetos e valorizar sua experiência e talento, saem na frente.
Mas não é só isso. Equilíbrio nas decisões, capacidade de resolver problemas, criatividade e inovação, fazem parte do ranking de skills mais valorizados pelas empresas no mundo atual. A conexão inteligente é mandatória neste século.
Para talentos mais experientes que buscam uma transição de carreira em pleno vigor da força de trabalho, posso afirmar que há espaço para todas as gerações, desde que o perfil mais sênior esteja conectado as mudanças tecnológicas. Estar acima dos 40 é oportunidade de agregar mais para empresas nos cargos estratégicos, nas posições decisivas que elevam a performance do negócio, através da grande bagagem profissional que os mais experientes possuem. Uma alternativa interessante para os profissionais mais maduros profissionalmente, é atuar com serviços de consultoria e conselheiro empresarial.
Para a geração recém-formada, o foco é o mesmo, buscar experiências através das articulações de projetos, programas da comunidade, instituições, publicações, oportunidades digitais, diversidade e principalmente na elaboração de um currículo ou portfólio atrativo nas plataformas digitais. Apostar em treinamentos que melhorem a performance comportamental nas apresentações é primordial. A indicação destes futuros talentos ao mercado de trabalho, com bons resultados acadêmicos, ainda faz a grande diferença nos processos seletivos.
Quando falamos de currículo, seja ele físico ou digital, devemos automaticamente pensar nas informações que iremos inserir nesse resumo profissional, de forma atrativa, objetiva e estruturada. Seus dados devem ser reais, coesos e conter informações assertivas sobre sua vivência profissional. Um destaque especial para um dos campos mais importantes do currículo, o campo das qualificações profissionais, onde você deve informar em tópicos, um resumo de suas especialidades, projetos e conquistas. Afinal, o objetivo é encantar recrutadores, atrair olhares para ele, ao ponto de ser selecionado para uma possível entrevista.
Seu currículo deve falar sobre você. Reunir informações genuínas e evidenciar as suas últimas experiências de forma ordenada e coerente. O poder do brilho do olhar é possível se fazer presente num material bem elaborado.
Para os novatos inexperientes, o ponto máximo é focar no comportamental. É nisso que será testado nos processos seletivos para cargos de aprendizagem, estágio, ou trainee de início de carreira. Se houver alguma experiência em projetos acadêmicos, suas chances de ingressar numa boa empresa, aumentam.
Um olhar estratégico para as grandes transformações e mudanças no cenário da empregabilidade, é estar atendo as grandes oportunidades e conexões inteligentes para te levar ao sucesso.
MARCOS ROBERTO MARCELLINO
O autor é Escritor, Mentor Especialista em Carreira e Recolocação Profissional Executiva, HeadHunter, Professor MBA, Palestrante e estudioso da Psicanálise. Eleito ao Prêmio Oficial Melhores do ano 2024, pela agência Midaz, nas categorias Mentor de Carreira & Coach. Instagram:@marcosroberto.marcellino
Leave a Comment