Reunião no Parque do Mate debate melhorias para a comunidade indígena Kókhun Já Má.
A Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (SUDIS) participou de uma reunião no dia 24/02, no Parque do Mate, em Campo Largo, com o objetivo de discutir questões essenciais para a comunidade indígena do Cacique Jafé da aldeia Kókhun Já Má.
O Projeto denominado "APROXIMA JFPR - Justiça Itinerante - Reduzindo distâncias, viabilizando direitos", que tem por objetivo principal promover ações para garantir o pleno exercício do direito de acesso à Justiça, por meio dos serviços da Justiça Itinerante, em cooperação com instituições públicas dos três poderes, superando as barreiras geográficas, socioeconômicas ou de outra ordem impeditiva.
O encontro contou com a presença do superintendente da SUDIS, Roland Rutyna; Gustavo Mussi, representante indicado ao Conselho Estadual de Povos Indígenas; além dos assessores Elio de Andrade e Claudir Nowotny.
Também participaram representantes de diversos órgãos estaduais e federais, incluindo a Secretaria da Administração e da Previdência (SEAP), Ministério Público, Justiça Federal, a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (SEMIP), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto Federal do Paraná (IFPR), a Defensoria Pública da União (DPU), a Defensoria Pública do Estado (DPE), INSS e secretarias municipais de Campo Largo.
O coordenador Neoli Kafy Rygue Olibio, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Litoral, também esteve presente.
Durante a reunião, foram debatidas questões cruciais para o bem-estar da comunidade indígena, com foco em saúde, moradias e o fortalecimento das políticas públicas de inclusão e proteção dos direitos dos povos originários. O encontro resultou em propostas de ações conjuntas entre os órgãos envolvidos, com o compromisso de desenvolver iniciativas que atendam às necessidades específicas da comunidade.
A SUDIS reforçou seu compromisso de manter o diálogo aberto e contínuo, visando garantir a efetiva participação dos povos indígenas na formulação e execução de políticas públicas.
Leave a Comment