PROJETO DA COCEL TORNA A UPA DE CAMPO LARGO
AUTOSSUSTENTÁVEL EM ENERGIA
Uma ação da Companhia Campolarguense de Energia (Cocel) tornou a Unidade de Pronto Atendimento Dr. Attilio de Almeida Barbosa Junior (UPA 24h) autossuficiente em energia elétrica. Foram instalados 200 painéis fotovoltaicos, com capacidade de gerar até 145 mil quilowatts-hora (kWh) de energia limpa e sustentável por ano. Além de suprir toda a energia utilizada pela UPA, a energia excedente gerada ainda poderá ser compartilhada com outras Unidades Básicas de Saúde do município.
A maior parte dos equipamentos utilizados atualmente pela UPA já era eficiente, mas aqueles que não tinham o Selo Procel foram substituídos pela Cocel. Então, com a substituição de lâmpadas, refrigeradores e condicionadores de ar por modelos mais eficientes, a economia no consumo de energia será ainda maior. Com a geração de energia limpa e troca de equipamentos, a economia prevista é de 173 mil kWh por ano.
O projeto “Energia é Vida” faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cocel, que segue as diretrizes e é fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O projeto foi integralmente custeado pela Companhia, somando um investimento de R$ 550 mil. Além de promover a eficiência energética e estimular o uso de energia limpa e sustentável, a iniciativa da Cocel tem também o objetivo de reduzir os custos do município com energia – possibilitando que os recursos economizados sejam direcionados a outras ações de promoção da saúde.
“Além do ganho ambiental que essa medida da Cocel proporciona, a economia também é de verba pública. O valor utilizado anteriormente para cobrir os custos mensais da UPA agora será direcionado para outras necessidades da Saúde Municipal”, destaca Luiza Almeida Marochi, secretária de Saúde do município.
Outros espaços públicos já contam com iluminação eficiente e geração de energia
Em 2021 a Cocel concluiu o projeto “Iluminando o saber com eficiência”, que proporcionou a substituição de lâmpadas e luminárias por modelos eficientes nas 35 escolas públicas municipais de Campo Largo, bem como na Vila Olímpica Antônio Lacerda Braga. Além da substituição dos equipamentos, foi realizada a adequação técnica para que todas as salas de aula tenham a luminosidade adequada para a aprendizagem. Mais economia, mais eficiência e mais conforto para alunos e professores.
Também foram instalados painéis fotovoltaicos para geração de energia em cinco escolas e na Vila Olímpica. A economia de energia é de aproximadamente 270 mil KWh/ano. O projeto contribuiu para melhorar o espaço de aprendizagem, reduzir desperdícios e estimular novas ações voltadas à eficiência energética.
Nos últimos anos, a Cocel realizou doze projetos nesse sentido, resultando em mais de R$ 5 milhões já investidos que incluem a substituição de equipamentos de famílias de baixa renda (refrigeradores e lâmpadas), melhora na eficiência de prédios públicos, ações educativas, entre outros.
Leave a Comment