Nos Bastidores da Política 20.09.2024

Postado por admin 20/09/2024 0 Comentários Nos Bastidores da Política,

 

 

Nos Bastidores da Política 20.09.2024

 

 

 

 

O assunto nos meios políticos e nas campanhas eleitorais, na última semana, ficou concentrado nos deferimentos de candidaturas da juíza eleitoral de Campo Largo, Carolina Arantes da Conceição Nunes e consequente decisão de nulidade sobre as impugnações apresentadas. Apesar dos impetrantes das impugnações possuírem o direito de RECURSO para a esfera superior, as candidaturas apresentadas na Justiça Eleitoral, até o presente momento, estão concorrendo aos cargos de prefeito e de vereador. Pelas sentenças divulgadas, Edson Basso, Christiano Puppi e Maurício Rivabem prosseguem suas campanhas eleitorais para prefeito. Da mesma forma, Alexandre Guimarães e Márcio Beraldo, as suas campanhas de vereador, no caso, pela reeleição. O caso mais emblemático é o de Edson Basso, que para os adversários estaria impedido de concorrer na eleição de 2024, mas pela defesa apresentada pela equipe jurídica contra os argumentos dos impugnantes, a juíza decidiu, após a verificação dos termos da impugnação em curso que, “contudo, não se verifica no caso em apreço a ocorrência de enriquecimento ilícito, outro requisito essencial para o reconhecimento da inelegibilidade, o que foi expressamente afastado pela Justiça Comum.”

 

Na conclusão, a juíza expôs: “Dito isto, considero que o impugnado não incidiu em causa de inelegibilidade contida no artigo 1º. Inciso I, alínea ‘I’, da LC nº 6490, em razão da não ocorrência dos requisitos legais. Razões pelas quais deixo de acolher a impugnação. Diante do exposto, julgo improcedente a impugnação apresentada e DEFIRO o pedido de registro de candidatura de Edson Darlei Basso, para concorrer ao cargo de prefeito, sob número 40, com a seguinte opção de nome: EDSON BASSO.”

 

A sentença foi proferida no dia 13 de setembro, sexta-feira, com a devida tramitação do julgado, comunicando-se as partes envolvidas.

 

Os eleitores, por sua vez, continuam o debate para a escolha do melhor nome para conduzir os destinos do município nos próximos quatro anos. As conversas se concentram no que pode ocorrer nos próximos dias, antes da data da eleição, nos julgamentos dos recursos no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

 

 

 

   

 

Leave a Comment