Programa da Copel investe R$ 20,1 milhões e troca 18 mil pontos de iluminação por LED
Ao longo do último ano, 11 municípios paranaenses concluíram projetos de melhoria na iluminação de praças, ruas e avenidas, financiados com recursos provenientes do Programa de Eficiência Energética da Copel (PEE). Ao todo, mais de 18 mil pontos de iluminação ganharam lâmpadas novas em tecnologia LED, mais econômicas e eficientes. O investimento soma R$ 20,1 milhões.
Os municípios contemplados tiveram seus projetos aprovados por meio de chamada pública do PEE, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel.
De acordo com o coordenador do programa, Marcio Biehl Hamerschmidt, o objetivo maior das ações é otimizar o uso da energia e reduzir desperdícios, promovendo economia com o bom uso da eletricidade. “Toda modernização financiada pelo programa prevê que os novos equipamentos tenham desempenho igual ou superior aos que estão sendo retirados. Significa que, no caso da iluminação pública, os projetos trazem ainda um ganho com maior luminosidade nas vias das cidades”, explica.
Como parte dos projetos concluídos em 2024, foram substituídas lâmpadas para a melhoria da iluminação das cidades em Balsa Nova (1.870 unidades), Bela Vista do Paraíso (766), Califórnia (916), Campo Magro (1.389), Francisco Beltrão (1.499), Jaguapitã (1.566), Mandaguari (1.925), Pontal do Paraná (1.084), Porecatu (1.261), Santo Antônio da Platina (1.867) e São José dos Pinhais (4.521).
Leave a Comment