Novos conselheiros do Comper tomam posse para o biênio 2025-2027
A Prefeitura de Campo largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher (SMDSM), realizou no dia 26/02, na Casa da Cultura, o I Fórum de Políticas Étnico-Raciais de Campo Largo.
O encontro teve como objetivo promover a igualdade racial, bem como combater a discriminação étnico-racial, reduzir as desigualdades e empossar os membros da nova composição do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial de Campo Largo (Comper), referente ao biênio 2025-2027.
Conforme previsto pela Lei nº 3817/2024, a organização do Comper Campo Largo foi reformulada para trazer inovações e proporcionar maior segurança, garantindo a efetividade das políticas públicas prioritárias no município.
Após a divulgação pelo site da Prefeitura e inscrições realizadas até 17 de fevereiro, os candidatos eleitos, tanto titulares quanto suplentes, foram apresentados em cerimônia para exercer suas funções como fiscalizadores das atividades executadas. Eles participarão de reuniões, aprovando e desaprovando decisões referentes ao Conselho, por meio de votação.
Lista de conselheiros inscritos e aptos conforme a Resolução 02/2025:
Segmento Movimento Negro ou Religião de Matriz Africana:
Titular: Sandra Mara de Lima
Suplente: Genésio Novais de Lima
Segmento Quilombola
Titular: Josimara Machado
Suplente: Alessandro Machado
Segmento Indígena
Titular: Mario Kamri Ribeiro
Suplente: Janaina Nen Gunh Salvador
Segmento Cultura Afro-brasileira:
Titular: Gabriel Alexandre Fortunato
Suplente: Naiaro José Carneiro
Segmento Juventude Negra:
Titular: Matheus Maynardes de Assis
Suplente: Jhonafer Ramos Massoqueto
Já os conselheiros indicados pelas Secretarias Municipais foram os seguintes:
Desenvolvimento Social e da Mulher
Titular: Everli Polinária dos Santos
Suplente: Jenyffer Andressa da Silva Santos
Educação
Titular: Maria Ines dos Santos Poiani
Suplente: Luciane Aparecida Soares dos Santos
Meio Ambiente
Titular: Fernanda Bonato
Suplente: Mario Augusto Grossman
Cultura
Titular: Ana Carolina Moraes Baena
Suplente: Kethlyn Rosangela Freitas
“No Conselho Municipal de Política Étnico-Racial de Campo Largo, precisamos nos dar conta da importância e responsabilidade deste órgão,” declarou a presidente do Comper Campo Largo, Everli Polinária dos Santos. “O Comper é um órgão fiscalizador de ações étnicos raciais entre governo e sociedade civil. Precisamos ser os olhos e ouvidos daqueles que têm os direitos invisibilizados. Precisamos também olhar para as religiões de matriz americana. Precisamos valorizar contribuições de diferentes comunidades, desmistificar preconceitos e estereótipos, capacitar pessoas e combater o racismo.”
Palestras
Após a posse dos conselheiros, o Fórum foi espaço para a apresentação de três palestras. A primeira foi ministrada por Nádia Alves Leandro, Coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Paraná.
Na sequência, quem subiu ao palco foi Aloísio Justino Nascimento, atual presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir).
Por fim, foi a vez de Matheus Maynardes Assis, advogado atuante nas áreas de Direito Autoral, Direito do Consumidor, Direito Empresarial e Direito dos Contratos. Ele também atua como pesquisador na associação de interesse público Lawgorithm.
Presenças
A abertura do I Fórum de Políticas Étnico-Raciais de Campo Largo contou com a presença do Prefeito Mauricio Rivabem; da Vice-Prefeita Chrystiane Barbosa Pianaro Chemin; da Secretária Municipal de Cultura, Dorotéa Aparecida Merchiori Stoco, da Secretária Municipal de Planejamento, Inovação e Tecnologia da Informação, Danielle Cristine Fedalto; do Secretário Municipal de Desenvolvimento Social e da Mulher, Eliezer Leal; e do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, João Marcos Cavalin Cuba. Também compareceram o Presidente da Câmara de vereadores, Alexandre Marcel Kuster Guimarães e os vereadores Luiz Gustavo Torres e Rogerio Baumel (“Rogerio das Tintas”).
Leave a Comment