Duplicações no lote 1 de rodovias do Paraná começam em breve

Postado por admin 21/04/2025 0 Comentários Economia,

 

 

Duplicações no lote 1 de rodovias do Paraná começam em breve

 

 

 

 

A Via Araucária, concessionária do Grupo Pátria, responsável pela administração de 473 quilômetros do Lote 1 de rodovias do Paraná, iniciará nos próximos meses as obras de duplicação de mais de 70 quilômetros de rodovias e faixas marginais. A expectativa é de que os trabalhos comecem em maio.

 

O início efetivo das obras depende agora da aprovação do projeto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da emissão dos licenciamentos ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT), ambos em estágio avançado. “Tanto o processo de análise do projeto, quanto da emissão do licenciamento ambiental, estão em bom curso e a expectativa da Via Araucária é de começar efetivamente as obras mais próximas de Curitiba já neste mês de maio e as demais até julho deste ano”, afirma Pedro Veloso, diretor de engenharia da Via Araucária.

 

As duplicações contemplarão trechos das rodovias PR-418 (km 5 ao 16), em Curitiba, PR-423 (km 9 ao 35), em Araucária e Campo Largo, e BR-277 (km 164 ao 175), em Palmeira. As duplicações no restante do trecho seguirão um cronograma progressivo:

 

– 4º ano: 52,7 km (Palmeira e Irati);

 

– 5º ano: 43,2 km (Palmeira, Irati e Campo Largo);

 

– 6º ano: 32,9 km (Irati);

 

– 7º ano: 39,15 km de faixas adicionais (Campo Largo).

 

Também estão previstas a construção de quatro viadutos e a implementação de um Ponto de Parada de Descanso para caminhoneiros. O trabalho será realizado em várias frentes, com máquinas trabalhando em diversos trechos das rodovias. Para reduzir os impactos aos motoristas, a concessionária fará intervenções no tráfego de forma planejada e, apenas quando for necessário, interromperá o trânsito em horários de menor movimento. Todos os usuários serão comunicados previamente nos canais de comunicação da Via Araucária.

 

 

 

 

As obras serão executadas por duas empreiteiras paranaenses, promovendo o fortalecimento das empresas locais e, consequentemente, contribuindo com a economia regional.

 

(I) BR-277/PR:

 

– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;

 

– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;

 

– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;

 

– Do acesso à Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a PR-423, em Balsa Nova/PR.

 

(II) BR-373/PR:

 

– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.

 

(III) BR-376/PR:

 

– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba–PR.

 

(IV) BR-476/PR:

 

– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.

 

(V) PR-418:

 

– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de Curitiba–PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.

 

(VI) PR-423:

 

– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.

 

(VII) PR-427:

 

– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento com a BR-277, em Palmeira–PR.

 

 

 

   

 

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